segunda-feira, 11 de junho de 2012

O sorriso ou a "amostragem da cremalheira", como lhe quiserem chamar...

O meu B.I. está a caducar, o que significa que, finalmente, vou ter o Cartão do Cidadão (CC). O que me incomoda mais nesta coisa de renovação de documentos são as fotografias. Eu odeio tirar fotografias sobretudo quando quem tira a foto não poupa palpites (faça favor de se virar, curvar, contorcer, dar um nó...).

Ora, acontece que na foto do CC não podemos sorrir, transparecendo assim o humor taciturno do povo português, tão imerso no seu triste fado. Porém, Estudante pensa ter encontrado o porquê de não podermos mostrar ser pessoas felizes no cartão do cidadão!

Imaginem o que seria ser detido pela polícia em flagrante delito. Obviamente, a expressão facial do infractor em questão não será de regozijo e portanto, o reconhecimento através de uma foto mal humorada torna-se mais fácil. Seria até um pouco sádico o polícia deparar-se com uma foto extremamente sorridente e, mediante alguma dificuldade, pedir ao visado que sorrisse.

Outra questão que me parece pertinente é uma possível ida às finanças. Já deram conta que os funcionários das finanças estão sempre muito bem-dispostos (não!), de forma que não me admirava nada que ao verem um sorriso brilhante e feliz num CC retaliassem com o aumento de uma taxa qualquer.

E é isto. Já sei que quando o(a) senhor(a) me disser que não me posso rir, vou ter vontade de fazer exactamente o contrário...



Inté*

14 comentários:

Unknown disse...

Pois é uma estupidez termos que ficar de boca cerrada -.-

O Fio da Meada disse...

..engraçado que não me lembro de me terem dito para não sorrir, mas também te digo, com o tamanho da foto que é impressa no CC a rir ou a chorar tenho muitas dúvidas que a imagem contribua para uma eficiente identificação..

:D

João Pedro disse...

Eu pareço um skinhead no meu xD A polícia devolve-me o CC mal o vê, com medo.

Anónimo disse...

Sorrir não sei se podes, mas não podes usar óculos, porque a foto fica com reflexos estranhos.
Não sei como vai ser quando a GNR nos mandar parar e a foto do CC, não tiver óculos e a da outra CC (Carta de Condução ahah) tiver as respectivas cangalhas. :/

Pretty in Pink disse...

Ahahaha boa teoriaaa, é que já pensei no porquê e nunca tinha chegado a conclusão nenhuma =P

Beijinho*

Estudante disse...

Kim III: :\

O Fio da Meada: ahaha :P é verdade!

João Pedro: isso pode ser uma vantagem! ;)

guess: olha, nunca tinha pensado nisso!...

Pretty in Pink: :P

Beatriz disse...

Uma boa teoria estudante :p
Eu cortei o cabelo, quando pagarem no meu BI vão pedir para eu colocar cabelo xD
Quando for mudar o meu, daqui a nada tb, vou-me lembrar deste post quando tiver a tirar a foto e vou-me rir! Acho que vou arranjar problemas por lá x)
beijinhos

IceQueen disse...

Ahaha, gostei x) Por falar nisso, vou ter que renovar o meu CC este ano e também detesto tirar esse tipo de fotos -.-

Estudante disse...

Beatriz: ahaha :P nunca se sabe!

IceQueen: não gosto nada deste tipo de coisas x)

Patrícia disse...

Eu tive ainda mais vontade de me rir e por isso fiquei com a boca bué estranha xD
E pareço uma ex-presidiária xD

Ju disse...

ahahah, muito bem visto!! gostei! Fogo eu que tinha uma foto do b.i tão gira, toda sorridente (como em todas as fotos!), então no C.C estou com uma cara de má, que horror, detesto aquilo!!

Estudante disse...

Patrícia: xD é o que me vai acontecer a mim!

Ju: :P Volta B.I!

SuperSónica disse...

A trabalheira que me deu sorrir sem mostrar a favola, foi demais...pior que isso foi quando tive de assinar...credo muito mau! Tive de repetir 3 vezes...

Estudante disse...

SuperSónica: xD